Blog & News

Esporte e Valores Sociais!

Foto: Matheus Meneses

Valores crucias para a vida de uma pessoa podem ser ensinados e aprofundados através da simples prática de esportes.

       Não é nenhum segredo que o esporte ensina aos seus praticantes valores que são fundamentais para a vida. Além de poder desfrutar e criar amizades, praticar o seu esporte favorito pode ser crucial para um melhoramento de qualidades não só físicas mas também cognitivas. Para jovens atletas que ainda estão na escola, existem extensos estudos científicos que apontam uma série de fatores na qual a prática de exercícios leva a um melhor desempenho na sala de aula.

       Além de melhorar o desempenho escolar, fazer parte de uma equipe esportiva trará ao participante experiências e valores sociais que são essenciais para o resto da vida de uma pessoa, tais como: disciplina, responsabilidade, autoestima, confiança, sacrifício... Quem já fez ou faz parte de um time, lida com estes aspectos todos os dias.

       São pouquíssimos atletas que conseguem chegar ao nível profissional. Para aqueles que não seguem sua vida adulta no esporte, os valores que foram aprendidos e trabalhados, com certeza facilitarão uma adaptação e sucesso no ramo em que venham a trabalhar. Saber dividir com seus colegas, colocar o sucesso da “empresa/time” antes do próprio, o respeito com “companheiros”, liderança, e muitos outros aspectos que foram desenvolvidos naturalmente através da atividade esportiva, os deixam preparados para a vida adulta.

       A Copa Caio Júnior preza muito os valores que Caio Júnior sempre teve. Além da qualidade profissional, Caio era conhecido e admirado por seu caráter e personalidade. Valores como respeito, espírito de equipe, lealdade sempre foram pilares em sua carreira, e por isso a Copa que foi criada em sua homenagem passa os mesmos para os meninos que competem em nosso torneio. Querer ganhar e competir é sempre muito importante, porém na faixa etária da nossa competição, 15 anos, aprender e dar importância a estes valores farão com que os esportistas possam enxergar outros aspectos que são extremamente importantes para um atleta que sonha em se profissionalizar.